Pages

02/03/2017

Apetites # 15 - Casa Aleixo - História, Tradição e bem comer!

Este é um dos nomes referência da cidade do Porto, e talvez muito poucos ainda não conheçam esta casa sexagenária, que se situa numa esquina a poucos metros da Estação de Campanhã.

Famosa pelos filetes de polvo, tem outras iguarias que merecem a pena ser experimentadas. E foi esse o meu objetivo por estes dias. Fui lá jantar, e talvez a minha mesa tenha sido das poucas a ter a ousadia de pedir tudo, menos filetes de polvo (com arroz do mesmo). E digo-vos, não saí nada desiludida! Antes pelo contrário! Comi tanto e tão bem, que devia ter ido dar uma corridinha atrás do comboio (a ver se o apanhava)... para derreter tudo de bom que pude saborear!

O espaço é antigo, rústico, 100% tradicional, mas tem algumas particularidades curiosas! Espalhado pelas paredes podem ler-se placas de madeira com inscrições curiosas, como Sala de Torturas, Sala de Operações, Laboratório (a cozinha), Farmácia (a garrafeira), e por aí fora, que dão um ar cómico e deveras interessante!

Costuma dizer-se que é na Farmácia
que se vendem as "Boas Pomadas"...

Ao mesmo tempo, vários prémios emoldurados, dão a garantia que se trata realmente duma cozinha de referência, em termos de qualidade e sabor! No centro da sala principal, a foto do fundador (Pai Ramiro), mistura-se com a de outros comensais.

Mas vamos jantar? Vamos...

Para começar, o mais simples dos couverts mas de uma qualidade irrepreensível! Azeite gourmet, azeitonas e pão estaladiço para forrar o estômago!

A melhor das combinações... pão e azeite!

Como pratos principais, Ela (Eu) e Ele (o compincha da vida) pediram uma posta de vitela maronesa com manteiga de ervas, e uma açorda de camarão com tigre grelhado.

A carne estava saborosa, e a manteiga é derretida diretamente na mesa, com um pequeno maçarico. Esta parte não correu muito bem (o maçarico estava armado em parvo e teimava em não funcionar), mas até nos rimos um pouco com a situação - Eu, Ele, e o filho do Pai Ramiro - pois o que é preciso é boa disposição! À 4ª lá pegou e a manteiga começou a derreter por cima da carne, o que foi algo salivante para os meus olhinhos gulosos.

Até parecia o cão de Pavlov a salivar...

A açorda estava bem confecionada, mas confesso que o tamanho do camarão tigre ficou aquém da minha imaginação. Idealizei o Gulliver dos tigres mas veio o filho mais novo... (se calhar sou eu que tenho a mania das grandezas, mas se fosse eu, aumentava o animal de peso, pois os olhos também comem).

Anda Gulliver, faz-te homem como o teu pai!




Depois veio o nirvana...

Acho que é mesmo o ponto alto da Casa Aleixo! É que tem umas sobremesas de cair da cadeira!

Eu ía bem referenciada para a Aletria, mas não contente pedi a Mista (Rabanada c/ aletria), e digo-vos, é de chorar por mais!

Admito! Caí da cadeira...


Outra das sobremesas que pedimos (e foi das melhores que comi nos últimos tempos), foi o magnífico, magnânimo e estupidamente bom - El Rei o Sr. "Cheese Cake de Goiabada".


E depois de me levantar... caí da cadeira outra vez!

Aqui, toda a cozinha é caseira, e as sobremesas não são exceção!

O serviço é de uma eficiência surpreendente (talvez um bocadinho menos de rapidez ao jantar, não fizesse mal...), e o staff muito simpático.

Nem pense em simplesmente aparecer, ou vai ficar à espera! Reserve mesa, sempre! Até porque desengane-se se acha que por ser um restaurante tradicional só recebe gente do Porto. Muito procurado por turistas (dos que gostam de comer realmente bem), e por gente jovem também.
Bom apetite!

Tome Nota:
Casa Aleixo
Tel: 225370462




Casa Aleixo Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© A Ravioli. All rights reserved.

Design by WE BLOG YOU