Pages

16/01/2017

Apetites #13 - Il Fornaio 178 - Chegaram as verdadeiras pizas Napolitanas à cidade do Porto!

Se gosta da verdadeira piza napolitana, não pode deixar de ir conhecer o mais recente ristorante italiano, na cidade do Porto - mais concretamente na zona do Bessa. Abriu as portas este sábado, dia 14 de janeiro, e promete dar muito que falar! Falo do Il Fornaio 178, que fui experimentar, com a minha cara-metade, logo no dia a seguir, num daqueles tardios almoços de domingo...

Primeiro impacto: decoração!
Fui sem reservar, pois já era tarde, e o restaurante ainda nem tinha feito as primeiras 24h desde a abertura! Arranjaria mesa de imediato, pensei! Mas o que é certo é que já estava cheio e por isso tive que esperar! 
Enquanto aguardava pela minha mesa, fui apreciando os pequenos pormenores. O ambiente é bastante clean, com uma decoração a seguir totalmente as tendências. Teto em cortiça, que para além de excelente isolador acústico, resulta belíssimo aos nossos olhos. Paredes sem grandes adornos, em tons acinzentados. 

A amesendação está muito bem conseguida, desde a simples disposição de mesas com cadeiras (giríssimas, por sinal), mesas com "sofás" improvisados com almofadas de padrões trendy, ou a longa mesa para grupos maiores de onde brota uma árvore natural. Simples, giro e funcional - e ponto que aprecio particularmente - a respeitar a distância minima de conforto!
Os candeeiros, em metal preto, iluminam timidamente em tons cobre, e sem outros pontos de luz no teto, penso que ao jantar, o ambiente ficará muito escuro. Há quem goste, por isso não será verdadeiramente um problema!!

Mas vamos ao que realmente interessa! A comida! Passeando-se pela carta, tem mais opções para além das pizas, onde além das massas tem algumas propostas de comida tradicionalmente italiana, como o ossobuco estufado em vinho tinto ou bacalhau à Vicentina, ambos acompanhados com polenta. A carta não é muito extensa, e sinceramente acho isso um ponto positivo. Não há nada mais desagradável do que chegar a um restaurante e demorar 15 minutos a ler uma carta que mais parece um manual de instruções!

Eu optei por começar pelas pizas, que foi o que me levou lá. Eu escolhi uma piza com cebola, provolone fumado e rúcula -  Bianca - e a minha cara-metade que gosta de coisas mais "picantes", optou pela Diavola.




Vamos a ingredientes: iguais a tantos outros! É pena, pois estava à espera de criações mais exóticas, de fusão, ou verdadeiramente gourmet! Mas estou também convicta que isto é só o começo e que ainda vão surpreender!

Vamos a massas: isso agora é que já é outra história! Porquê? Porque a massa é simplesmente espetacular! Estaladiça, fofa, crocante, e saborosa...muuuiiiito saborosa! 
Mas então qual é o segredo? O segredo é que para além de serem feitas com amor e dedicação, são cozidas num forno muito especial! Foi preciso esperar dois meses, para que o exlibris do Il Fornaio 178, um magnifico forno dourado Stefano Ferraro, chegasse para garantir as melhores pizas da cidade! Para quem não sabe, e conforme nos explicou um dos sócios, só um Stefano Ferraro para fazer as verdadeiras pizas napolitanas! Conta ainda que ambicionam concorrer ao prémio da AVPN (Associazione Verace Pizza Napoletana), a "Estrela Michelin" das pizas, e que para isso, só muito trabalho, dedicação, e um forno Stefano Ferraro!

E ele é realmente muito bonito!

O Magnífico Forno do Il Fornaio

O staff é muito atencioso, e atento, quer às necessidades do cliente, quer ao feedback sobre o restaurante. Demonstra obviamente, extrema vontade e dedicação, e que vieram para vencer.

Eu volto, seguramente!

Mas esperem, que ainda falta a sobremesa...

As sobremesas são também tipicamente italianas, como o tiramisu, o tartufo,  o cannolo siciliano, ou os tradicionais gelados.

Eu optei por partilhar as calorias dum belo cannolo, cuja apresentação acabou por me surpreender, pois estava à espera do tradicional canudo recheado... 

Canollo Siciliano


Era tão bom, mas tão bom, que acabei por me arrepender de me ter dado a mania dos cuidados com a linha! Digo-vos... tinha comido 2 ou 3! Só meia sobremesa?! Really? Se arrependimento matasse...

Para a próxima, querida cara-metade, quero uma só para mim!!!




IL FORNAIO 178
Rua François Guichard, 178
Porto
Ter-Dom (almoço e jantar)






Il Fornaio 178 Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato
SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© A Ravioli. All rights reserved.

Design by WE BLOG YOU