Pages

17/12/2015

Apetites # 5 - Leve a árvore de natal, até à sua mesa…

E que tal surpreender família e amigos, apresentando de forma criativa, a tradicional tábua de queijos?

Reinventar a ceia de natal, trazendo a árvore de natal até à sua mesa, criando combinações de queijos, fruta, e outros ingredientes especiais, pode ser a ideia que faltava para este ano ser um natal totalmente inovador, e em que não lhe vão poupar elogios pela sua criatividade.

As sugestões que se seguem são apenas algumas ideias, onde se pode inspirar, e na sua imaginação, o céu é o limite!


Para lhe dar uma finalização de sobremesa, as frutas combinam muito bem com os queijos...

Pode optar por construir a sua árvore, com uva preta sem graínha, tangerina e queijo com arandanos (Fig.1):

Fig.1 (Foto Pinterest)



Ou, se for mais “habilidoso/a”, aventurar-se numa construção mais complexa (Fig.2) … pode optar pela uva branca (sou fã das sem graínha), com framboesas e amoras silvestres, finalizando o tronco com queijo Chévre, e embelezando a sua árvore com presentes criados a partir de tostas finas e cordel vermelho. A estrela no topo, se arranjar uma forma metálica, é o ideal, senão… mãos à obra! Com uma pequena faca, toca a desenhar uma, directamente num queijo gruyère, por exemplo.


Fig.2 (Foto Pinterest)


Pode aumentar a variedade de queijos, escolhendo o tipo “gouda”, que pela sua coloração laranja, dá mais vida à sua criação (Fig.3). Aqui, os legumes também têm o seu papel embelezador, sendo o fundo de um pimento amarelo a estrela (pode optar pelo vermelho, também), e o tronco da árvore, um talo de aipo.


Fig.3 (Foto Pinterest)


O queijo fresco também funciona muito bem (Fig.4), podendo preparar pequenos pratos-sobremesa (em ceias de natal com poucos elementos), ou uma travessa de maiores dimensões, concluindo o caule com folha de alho francês, e estrela feita a partir do pimento verde. A compota dá-lhe o toque final, sendo as melhores escolhas, a de abóbora, de tomate, ou figo.


Fig.4 (Foto Pinterest)



Como o momento em que se come queijo, é uma questão de gosto, ao invés de sobremesa, pode ser uma entrada perfeita, como os tradicionais pãezinhos de queijo, que como existem congelados, é só levar ao forno já com a configuração da árvore que pretende criar. O resultado é magnífico… (Fig.5)


Fig.5 (Foto Pinterest)


Para os mais preocupados com a linha (será que no natal isso é possível????), a simples salada caprese (Fig.6), com tomate e mozarela, e folhas de manjericão frescas, é também uma forma curiosa de trazer a árvore de natal à mesa. E é só finalizar com mousse de vinagre balsâmico, que deverá “desenhar” só na altura de servir.


Fig.6 (Foto Pinterest)

Ao invés de cortar o queijo em cubos, pode optar por cortá-lo em triângulos, e juntar-lhe cajus, amêndoas, uvas passas, ou outros frutos secos a seu gosto, bem como cornichões e azeitonas (Fig.7). Esta é uma das melhores propostas como aperitivo. E a acompanhar, que tal uma cerveja ou um Martini? O vinho a casar com o bacalhau pode esperar…

Fig.7 (Foto Pinterest)


Pode ainda “jogar” com variedade de tostas gourmet, com sementes, em hóstia ou com aromas, e cortar grosseiramente o parmesão. Ramos de alecrim fresco e uma estrela em queijo brie, finalizam na perfeição, dando um toque "mais refinado" à sua árvore (Fig.8).


Fig.8 (Foto Pinterest)


Nesta época natalícia, as tradicionais tábuas de queijo estão totalmente out!

Rendidos? Então mãos à obra, e cérebro a funcionar!



SHARE:

Sem comentários

Enviar um comentário

© A Ravioli. All rights reserved.

Design by WE BLOG YOU